Imposto de Renda

Extrato IRPF 2021

Tudo que se refere ao Imposto de Renda deve-se pensar na Receita Federal, uma vez que o órgão do Governo Federal tem, entre várias atribuições, a responsabilidade sobre a arrecadação e administração do IRPF 2021. Confira nesse artigo como emitir o Extrato IRPF 2021.

A sigla IRPF significa “Imposto de Renda da Pessoa Física” e todos os anos, em meados do primeiro semestre, milhares de brasileiros devem fazer a declaração anual para ficar em dia “com o Leão”. Neste ano de 2019, o prazo de entrega das documentações encerrou-se em 28 de abril.

Agora, os contribuintes aguardam com ansiedade a liberação dos lotes de restituição. Nesse ínterim, resolvi escrever este artigo com o intuito de trazer maiores esclarecimentos (e de forma mais objetiva e clara) sobre o Extrato IRPF 2021. Já que existe uma grande parcela de contribuintes que se sentem pouco familiarizados ou com dúvidas a respeito do assunto.

Extrato IRPF 2020
Extrato IRPF 2021

Se este é o seu caso, seja bem-vindo a este post. Leia-o com bastante atenção, e se ao final tiver alguma dúvida é só enviar uma mensagem que irei te auxiliar, ok? Então, vamos lá!

Consulta Extrato IRPF 2021

  • Primeiramente você deverá consultar o seu extrato IRPF 2021, e também ter o seu código de acesso, o qual esse mesmo é pego diretamente no site da Receita Federal. Se você não possui uma solicite nesse link: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual
  • No atendimento online (e-CAC), basta você selecionar a opção “Gerar Código de Acesso”;
  • Agora o próximo passo é inserir os dados os qual será solicitados, afim de finalizar o processo;
  • Após isso, acesse novamente o mesmo link, mas dessa vez selecione a opção escrita “Acessar”;
  • Realize o login e procure pelo menu “Declarações e Demonstrativos”, após isso procure pelo menu “Extrato do Processamento da DIRPF”;
  • Por fim, escolha qual o ano referente que você busca sua declaração, e então selecione “Extrato” e dentro no menu Extrato, selecione “Situação”. Todos os dados que você precisa lhe será exibido em sua tela.

E atenção: fique atento aos prazos estabelecidos pela Receita a respeito da disponibilização da consulta ao extrato, uma vez que o mesmo fica aberto por um determinado período e depois é fechado.

Extrato Imposto de Renda 2021

Para obter o extrato do seu Imposto de Renda de 2021 é só acessar o site da Receita Federal através deste link (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual) e fazer o login – informe o número do seu CPF/CNPJ, o seu código de acesso e senha.

Após clicar no botão “Avançar” procure a opção “Declaração IRPF”. Em seguida, vá até “Serviços” e depois selecione “Extrato” ou “Pendência”. Pronto, agora você conta com o seu extrato.

Extrato IRPF 2020
Extrato IRPF 2021

E, aproveitando a ocasião, de acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, o código de acesso ao sistema de Atendimento Virtual possui a validade de 2 anos. Quando esse prazo é ultrapassado, ele é revogado de forma automática. Independente disso é possível gerar um novo código a qualquer momento, o que facilita bastante para aqueles contribuintes que esqueceram ou perderam o seu código.

VEJA TAMBÉM:

Extrato INSS para Imposto de Renda

É bem simples obter o Informe de Rendimentos INSS para o Imposto de Renda 2021. Para isso, é só acessar o site da Previdência Social diretamente neste link (https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml). Preencha o formulário com as seguintes informações:

  • Ano Calendário: Para o período que compreende os anos de 2013 a 2016. Caso queira consultar algum ano diferente é só clicar no link dos anos anteriores onde encontrará o período de 2007 a 2012;
  • Número do Benefício: Você deverá digitar somente os algarismos;
  • Data de nascimento: Que deverá ser completa com o ano composto de 4 dígitos;
  • Nome do Beneficiário e CPF: Não deve inserir barra, pontos e nem traços.
  • Código de segurança: Deverá digita-lo no campo correspondente para demonstrar ao sistema que o acesso está sendo realizado manualmente. E, por fim, deve-se clicar no botão “Consulta” para ver todos os detalhes do seu extrato.

Número Recibo IRPF

Quando você realiza a importação dos dados da Declaração do IRPF 2021 do ano anterior, o número do recibo é preenchido de forma automática. Mas, você também pode encontra-lo na etiqueta afixada pelos Correios que geralmente fica na parte superior central da página 1 (declaração simplificada) ou do Recibo de Entrega (declaração completa) nos casos de entrega de formulário.

Ficou com alguma dúvida? É só enviar sua pergunta pelos comentários abaixo. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *