Imposto de Renda

Sua declaração está na base de dados da Receita Federal

Os declarantes do imposto de renda podem se deparar com a declaração retida no banco de dados da Receita Federal, recebendo a mensagem Sua declaração está na base de dados da Receita Federal. Isso acontece porque a Receita Federal ao analisar a sua declaração encontrou alguma inconsistência, incompatibilidade ou erros nos seus dados financeiros. Sendo assim, essa declaração fica retida, sendo ela disponibilizada dentro de um determinado período ao contribuinte para a retificação do documento, ou seja, o mesmo vai prestar esclarecimento a Receita Federal.

Sua declaração está na base de dados da Receita Federal
Sua declaração está na base de dados da Receita Federal

Declaração do Imposto de Renda

Anualmente milhares de cidadãos brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal. A realização da omissão da declaração do Imposto de Renda 2021 é crime, é preciso informar a Receita todos os seus rendimentos e ganhos anuais de acordo com a competência vigente da sua declaração, é determinado um prazo onde milhares de brasileiros anualmente precisam declarar à Receita.

Malha fina IR

Sendo encontrado algum erro ou pendência na sua declaração, ou ao consultar a o calendário de restituição, recebeu a mensagem Sua declaração está na base de dados da Receita Federal, o contribuinte deve imediatamente retificar o documento, sendo assim, para realizar o procedimento, existem dois caminhos, sendo um deles pelo o ambiente seguro da Receita Federal no próprio site (e-CAC), entrando no site da Receita Federal basta realizar o cadastro, através do mesmo o contribuinte tem acesso a todas as suas pendencias e ações que deverá tomar para resolver as mesmas.

Consulta Malha Fina
Consulta Malha Fina

A outra opção é através do próprio programa que utilizou para efetuar a sua declaração, através do programa RECEITANET, você consegue, sem problema algum, realizar a retificação do imposto de renda 2021. As retificações podem ser realizadas em até 05 anos, esse é um prazo determinado pela a Receita Federal.

Vale ressaltar que ao retificar a sua declaração a mesma é sobrescrita pela a sua declaração original, dessa forma a posição da entrega da sua declaração é alterada, isso impacta através dos valores a restituir, pois pode ser que o seu pagamento seja realizado mais a frente, e não nos primeiros lotes.

Para ficar por dentro de tudo, e não esquecer nenhuma data de pagamento, confira o Calendário Restituição IR 2021.

Minha restituição não veio no último lote, o que fazer?

Se após a retificação, você não recebeu a sua restituição no último lote é preciso verificar, não necessariamente isso quer dizer que existe uma pendência, algumas declarações ficam retidas na Receita Federal para uma análise mais profunda e mais precisa, se o seu caso for esse, você só receberá o valor da restituição no próximo ano.

Consulta IRPF
Consulta IRPF

Assim que a sua declaração é recebida pela a Receita Federal, ela será coloca em status de consulta, sendo processada corretamente sem qualquer pendência ou erro, a sua declaração é liberada para pagamento. Se for identificado algum erro, incompatibilidade ou até mesmo falta de informações a sua declaração fica retida na Receita Federal para que o contribuinte preste esclarecimento e retifique o documento.

O contribuinte descobre que caiu na malha fina do imposto de renda ao consultar a declaração pelo portal da Receita Federal, caso receba a mensagem Sua declaração está na base de dados da Receita Federal ao realizar a consulta do status da restituição do imposto de renda.

É extremamente importante estar em dia com a Receita Federal, através da mesma você manter o seu CPF de maneira regular, em caso de qualquer irregularidade você irá ter diversos problemas a respeito do seu CPF, por isso, se você não está em dia com a Receita Federal procure a mesma para realizar o mais rápido possível a regularização da sua situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *