O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025 se encerrará no dia 28 de abril, ou seja, na próxima sexta-feira. Se você ainda não fez a sua, dá tempo, mas é bom se apressar para não deixar tudo para a última hora. Não esqueça também de realizar a Consulta Imposto de Renda 2025.
Muitos brasileiros possuem dúvidas sobre o Imposto de Renda 2025, bem como a própria declaração. Contudo, a Receita Federal disponibiliza em seu próprio site vários links que facilitam a vida do contribuinte.
Se esta será a primeira vez em que você fará a sua declaração precisa conhecer estes links que possuem informações muito importantes. E para te auxiliar resolvi escrever este artigo para mostrar quais são eles e do que se tratam.
Leia atentamente todo o artigo e se quiser fazer uma pergunta ou mesmo comentar algo que julgue interessante é só utilizar o campo de mensagens ao final do texto, ok? Então vamos lá.
Conteúdo do Artigo
Como Fazer a Consulta Impostos de Renda 2025
Todos os anos, em especial, no mês de abril, milhares de contribuintes brasileiros devem fazer a declaração do Imposto de Renda. Este procedimento é de caráter obrigatório e quem não o faz dentro do prazo estabelecido (neste ano até o dia 28 de Abril de 2019) fica sujeito à multa e possíveis penalidades junto ao Governo Federal.
É importante que você acesse o site da Receita Federal para conhecer o programa Imposto de Renda 2025 disponibilizado a toda a população para fazer a declaração do imposto de renda. Vale lembrar que o programa pode ser baixado através deste link (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2018), é só escolher o sistema operacional que utiliza em seu computador para que ele rode perfeitamente.
Uma dica é aproveitar o acesso a esse link e clicar sobre a opção “Receita Federal alerta sobre os erros mais comuns cometidos na Dirpf” para que possa verificar quais são os erros e assim evita-los.
Além do programa para o preenchimento e envio da declaração (ou PGD “Programa Gerador da Declaração”) você também pode utilizar o “m-IRPF” que é um aplicativo para tablets e smartphones, assim como o e-CAC que permite o acesso direto ao site da Receita Federal com o uso do certificado digital.
Consulta Imposto de Renda
De acordo com levantamento realizado pela Receita Federal, mais da metade dos contribuintes brasileiros já realizaram a consulta Imposto de Renda e fizeram a sua declaração do Imposto de Renda, o que equivale a aproximadamente 51,5% de um total de 28,3 milhões esperados.
Nesse ínterim é importante te dizer que neste ano a Declaração do IR traz novidades como é o caso referente à redução da idade mínima (de 14 para 12 anos) para a devida apresentação do CPF dos dependentes.
Por outro lado, o rascunho que serve para auxiliar o contribuinte com o preenchimento de dados relevantes para a declaração já pode ser transportado para a DIRF, e não é necessário utilizar o certificado digital para a sua realização.
E atenção: agora ao baixar o PGD IRPF você só o fará uma vez, tendo em vista que o mesmo conta com atualização automática que poderá ser realizada através do acesso direto ao programa ou de forma manual no menu “Ferramentas”. Com isso, você não precisa mais se preocupar em verificar a versão do programa.
Consulta Restituição Imposto de Renda
Um dos momentos mais aguardados pelos contribuintes é a possibilidade de realizar a consulta à restituição do Imposto de Renda 2025. Assim que a Receita finaliza o recebimento das declarações do IR 2025 ela divulga as datas em que disponibilizará em seu site a consulta Imposto de Renda é livre e gratuita a restituição do imposto.
Para isso, o contribuinte deverá acessar este link https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp,digitar o número do seu CPF, o ano, a sua data de nascimento, o código de segurança gerado pelo site e depois clicar no botão “Consultar” para verificar as informações detalhadas.
A restituição do imposto de renda é realizada em lotes, cujas datas já foram divulgadas, a saber:
- Primeiro lote: 16 de junho de 2019;
- Segundo lote: 17 de julho de 2019;
- Terceiro lote: 15 de agosto de 2019;
- Quarto lote: 15 de setembro de 2019;
- Quinto lote: 16 de outubro de 2019;
- Sexto lote: 16 de novembro de 2019;
- Sétimo lote: 15 de dezembro de 2019.
E para fechar, se quiser receber uma notificação que indique a liberação da sua restituição é só baixar o aplicativo “APP Pessoa Física”, ok?