Imposto de Renda

Carnê Leão 2021

O carnê leão 2021 é um recolhimento mensal obrigatório do imposto de renda, feita por todo o contribuinte que recebe seus rendimentos mensalmente, pagos por pessoas físicas ou vindo do exterior.

O carnê é pago pela as pessoas que recebem aluguel, trabalhadores autônomos que não assinam carteira, pensão alimentícias e os profissionais liberais, o contribuinte deve utilizar o carnê do ano correspondente, é possível fazer o download do programa através do site da Receita Federal.

Carnê Leão 2020
Carnê Leão 2021

Tabela Carnê Leão 2021

Conheça a tabela do carnê leão:

O imposto do carnê é calculado a partir da soma total dos rendimentos ao final do mês, conheça a tabela a seguir:

Tabela Carnê Leão
Tabela Carnê Leão

Cálculo

Para fazer o cálculo do carnê do imposto de renda é feito através de uma tabela, essa mesma é responsável pelas faixas de tributação do IR. Para isso é pego o seu rendimento que tens no mês, e com isso é feito uma divisão em 5 faixas. Na primeira faixa não é feita nenhum tipo de tributação, já na segunda a tabela faz uma tributação de 7,5%, a terceira de 15%, quarta de 22.5% e finalmente a quinta de 27,5%.

Como Pagar o Carnê?

Após lançadas as despesas e todas as receitas do carnê, o próprio programa vai gerar uma DARF já com o valor total a ser pago, sendo assim, você pode pagar o imposto em qualquer agencia bancaria.

O valor do carnê leão pode ser pago no último dia do mês seguinte, ou seja, você paga o mês anterior no final do mês seguinte.

Ao final de um ano, com todas as DARFs pagas, você pode completar a sua declaração do imposto de renda.

É importante ressaltar que o contribuinte do carnê pode pagar 20% de juros em caso de atraso, juros e multas, mais a taxa SELIC de cada mês.

Confira também:

Como Preencher o Carnê?

É importante preencher todas as recomendações seguindo o passo a passo, confira a seguir:

  • Primeiramente acesse receita.fazenda.gov.br, logo na tela inicial clique em orientações, tributária, na próxima tela clique na opção “Pagamentos e Parcelamentos”;
  • Em seguida clique pagamento do imposto de renda pessoa física, agora clique na opção Carnê Leão, selecione o ano desejado e em seguida baixe o programa;
  • Ao entrar no portal clique em criar novo demonstrativo, e em seguida e só seguir todas as orientações enquanto ao preenchimento.

Carnê Leão Aluguel

O contribuinte que recebe aluguel abaixo de R$ 1.903,98 por mês não precisa efetuar a declaração do aluguel do imposto de renda, os alugueis acima desse valor devem ser declarados no carnê leão 2018.

Para realizar o recolhimento mensal do carnê leão o contribuinte deve utilizar o programa disponível no site da Receita Federal, depois de realizar o preenchimento, basta importar todos os dados para o programa.

DARF Carnê Leão

Efetuando o lançamento de todos os dados todo o mês, no final de cada mês subsequente você terá o valor total a pagar do imposto deduzido, sendo assim, deverá clicar em imprimir, onde será gerado um documento que deve ser entregue ao banco para pagamento, gerando assim, o pagamento do seu carnê leão 2021.

O pagamento do carnê da Receita Federal é extremamente importante para manter o recolhimento do seu empreendimento em dia, mantenha o mesmo em dia para que não ocorra transtornos e restrições junto a receita federal.

O carnê leão tem muita importância em relação a todos os impostos voltado ao empreendimento e os trabalhadores brasileiros, por isso, atente-se as datas e mantenha o imposto em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *