Restituição

Calendário Restituição IR 2021

Foi encerrado no dia 28 de abril o prazo para que milhões de brasileiros entregassem a sua declaração do Imposto de Renda (IR 2021). E quem o fez agora se encontra em grande expectativa, uma vez que em breve a restituição será realizada. Confira nesse artigo o Calendário Restituição IR 2021, para não perder o prazo de declaração.

Como se sabe, o Imposto de Renda 2021  é um dos mais importantes tributos arrecadados no Brasil pela Receita Federal. É de responsabilidade do Governo Federal reverter esse valor em melhorias para a toda a população com obras públicas, entre outros serviços.

Calendário Restituição IR 2020
Calendário Restituição IR 2021

Se você entregou a sua declaração do IR 2021 dentro do prazo estabelecido pelo Governo e ainda não sabe quando receberá a restituição é só continuar comigo neste artigo, pois irei te apresentar o Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2021 atualizado. Confira a seguir!

Calendário Restituição IR 2021

O calendário Restituição IR 2021 já foi divulgado e o cronograma de pagamento dos lotes será realizado de acordo com a seguinte ordem, a saber:

  • Primeiro lote: A partir de 16 de junho;
  • Segundo lote: A partir de 17 de julho;
  • Terceiro lote: A partir de 15 de agosto;
  • Quarto lote: A partir de 15 de setembro;
  • Quinto lote: A partir de 16 de outubro;
  • Sexto lote: A partir de 16 de novembro;
  • Sétimo lote: A partir de 15 de dezembro.

É importante ressaltar que o valor destinado às restituições é depositado diretamente em sua conta bancária, o que lhe gera maior segurança e comodidade. Todavia, a liberação do valor creditado dependerá de cada banco podendo coincidir ou não com a data do cronograma da restituição do IR 2021.

Por outro lado, se houver algum erro presente no preenchimento dos dados bancários, assim como o encerramento da conta bancária no período que antecede a liberação do lote, consequentemente não é realizado o depósito da restituição, cujo valor retorna a Receita Federal; e para poder recupera-lo é preciso que faça a sua retirada diretamente no Banco do Brasil.

Consulta Restituição

Para realizar a consulta da Restituição do Imposto de Renda 2021 é necessário que você acesse o portal da Receita Federal que pode ser feito diretamente por este link (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp). Assim que a página carregar é só fornecer os dados solicitados pelo sistema, a saber:

  • Número do seu CPF (somente os dígitos, inclusive o verificador);
  • A data de nascimento (apenas os números e no seguinte formato XX/XX/XXXX);
  • Código de segurança (que é gerado automaticamente pelo sistema).
Consulta Retificação Imposto de Renda 2020
Consulta Retificação Imposto de Renda 2021

Feito isso é só clicar no botão “Consultar” para ter acesso à consulta Imposto de renda 2021 e os dados referentes à sua restituição como, por exemplo, o valor a que terá direito de receber. Salve a página ou então anote as informações para não se esquecer.

As informações sobre a restituição do imposto de renda 2021 são atualizadas pelo Governo que as divulga de acordo com o seu próprio cronograma, ou seja, se ao acessar você encontrar os dados referentes a 2017 é só retornar ao portal em alguns dias para verificar se houve alguma atualização.

Data de Restituição

A data de restituição do seu Imposto de Renda 2021 é aquela do lote em que receberá. Para saber quando você poderá receber é só verificar novamente o tópico referente ao Calendário Restituição IR 2021 apresentado no início deste artigo.

Cada data presente na tabela da restituição é específica para cada lote e auxilia na organização pessoal do contribuinte como também das instituições bancárias. Além disso, pessoas idosas e com necessidades especiais são respeitadas, e por isso recebem primeiro a restituição do IR 2021.

Nos demais casos são respeitados a ordem estipulada pela Receita Federal e seguem normalmente o cronograma estabelecido. Todavia, se você fez uma declaração retificadora deverá considerar como data do recebimento do IR 2021 a data em que fez este tipo de declaração.

Calendário Restituição Imposto de Renda 2020
Calendário Restituição Imposto de Renda 2021

Lote de Restituição

O chamado lote de restituição do imposto de renda é uma forma de organizar os pagamentos e/ou depósitos de modo que possa atender aos milhares de contribuintes brasileiros melhor e assim evitar transtornos.

Procure verificar a data de liberação do lote da sua restituição e lembre-se que o valor do tributo fica disponível no banco pelo prazo de um ano. Faça um bom proveito do dinheiro!

Quer entender tudo sobre IR 2021? Cadastre o seu e-mail e passe a receber nosso newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *