Imposto de Renda

Retificação Imposto de Renda 2021

Para ser sincero, ninguém gosta de errar e quando se trata de documentos sérios a serem enviados para o Governo Federal é pior. Como se sabe, o prazo para a entrega do Imposto de Renda 2021 finalizou no dia 28 de abril e milhares de pessoas se apressaram para não perder a data. Confira aqui a Retificação Imposto de Renda 2021.

Uma boa parcela de pessoas esqueceu-se de cumprir com esta importante obrigação ou acabou enviando a declaração com algum erro e/ou ausência de alguma informação. Se isto aconteceu contigo fique calmo, pois ao contrário do que possa imaginar tem muita gente que acabou “cometendo alguma falha” no preenchimento.

Retificação Imposto de Renda 2020
Retificação Imposto de Renda 2021

E, como o Imposto de Renda por si só ainda gera bastante dúvida, preocupação e confusão entre os contribuintes, assunto como a restituição Imposto de Renda 2021 sempre gera muita discussão. E foi pensando nisso que resolvi dar atenção ao tema e escrever este artigo para te auxiliar.

Por isso te convido a me acompanhar pelos próximos parágrafos que irei te explicar como funciona a retificação do Imposto de Renda 2021. Confira!

Quem precisa retificar?

Retificar é um verbo que na verdade significa “corrigir”. E quando se fala em declaração do Imposto de Renda 2021, a retificação é o modo pelo qual você deve utilizar para corrigir ou completar as informações que não foram devidamente enviadas no primeiro documento.

De acordo com a Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento, órgão ligado a Receita Federal, a retificação imposto de renda 2021 pode (e deve ser realizada) quando o contribuinte percebe que houve algum erro ou dado incompleto informado na Declaração do Imposto de Renda 2021.

Entretanto, é importante ficar atento às novas regras que entraram em vigor. É dado o direito de retificação da Declaração no prazo máximo de cinco anos, e desde que a mesma não se encontre sob algum tipo de procedimento de fiscalização.

Além disso, agora não é mais possível trocar a forma de tributação que até antes do dia 28 de abril era permitida. Deste modo, você deve apresentar o documento que possua a mesma natureza do original. A retificação imposto de renda 2021 poderá ser apresentada para os casos que envolvam a Declaração Final de Espólio (DFE) ou então a Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP), de acordo com o caso.

Como retificar DIRF 2021?

Se você nunca fez a retificação da sua Declaração do Imposto de Renda fique tranquilo que o procedimento é simples. Basta ler este tópico com bastante atenção.

  • Em primeiro lugar, acesse novamente o programa que utilizou para fazer a declaração do seu IR 2021. Na página “Identificação do Contribuinte” você encontrará a seguinte pergunta: “Que tipo de declaração você deseja fazer? ”. Escolha a segunda, ou seja, “Declaração Retificadora”.
  • Em seguida, informe o número do recibo da declaração original que é o mesmo que você entregou anteriormente. Caso não lembre ou tenha perdido será preciso solicitar em algum posto da Receita Federal. Para saber qual é o mais próximo é só acessar este link (http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/unidades-de-atendimento).
  • Agora se você precisa fazer a retificação da declaração dos anos anteriores será necessário baixar o programa do ano correspondente e mais o Receitanet. Após realizar as alterações necessárias é só gravar e enviar pelo Receitanet para que a transmissão seja efetivada e automaticamente atualizada no banco de dados da Receita Federal.
Retificação DIRF 2020
Retificação DIRF 2021

Quem precisa retificar o IRPF 2021

Retificação da declaração Durante o período de entrega Após o período de entrega da declaração
É possível retificar? Sim Sim, mas no prazo máximo de cinco anos e desde que a declaração não esteja sob procedimento de fiscalização.
É possível trocar a forma de tributação, ou seja, apresentar uma declaração utilizando o desconto simplificado para substituir uma declaração apresentada utilizando as deduções legais ou vice-versa? Sim Não
É possível utilizar a retificação online ? Não Sim (é necessário utilizar Certificado Digital ou Código de Acesso)
É possível apresentar a declaração retificadora em Mídia removível? Sim, nas unidades de atendimento da Receita Federal do Brasil. Sim, nas unidades de atendimento da Receita Federal do Brasil.
É possível apresentar a declaração retificadora em formulário? Não Não
É possível retificar uma declaração apresentada em formulário? Sim, mas a retificadora deve ser elaborada utilizando computador. Sim, mas a retificadora deve ser elaborada utilizando computador.

Retificação Imposto de Renda 2021 Online

A retificação online é o método que permite realizar as alterações necessárias através da internet com a vantagem de não precisar baixar e nem instalar nenhum programa referente ao preenchimento ou envio de informações à Receita Federal.

Para fazer a retificação você deverá acessar o portal do eCAC, que é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte por meio deste link (https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx) e utilizar o seu código de acesso ou então um certificado digital.

Vale lembrar que ao utilizar o código de acesso você só poderá fazer a retificação das declarações que não possuem pendências junto à Receita Federal. Em contrapartida, com o certificado digital é possível fazer a retificação de todos os campos das declarações referentes aos últimos cinco anos, inclusive aquelas que possuem algum tipo de pendência.

Lembre-se que se deve evitar a realização de muitas retificações. Pois senão poderá acabar entrando na chamada malha fina.

Para você não esquecer de realizar a sua restituição, acesse o Calendário Restituição IR 2021, e não perca nenhum prazo.

Ainda tem dúvidas sobre a Retificação? Envie sua pergunta para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *