Imposto de Renda

Programa Imposto de Renda 2021

Para fazer a declaração do imposto de renda 2021 você precisa ter em seu computador ou tablet o programa imposto de renda 2021 recomendado que faz a coleta dos dados enviados para a Receita Federal. Até pouco tempo atrás, era necessário baixar todos os anos esse programa, já que os softwares da declaração e da transmissão eram separados. Existe o Programa IRPF 2021 que pode lhe auxiliar em diversos aspectos.

Os contribuintes receberam uma excelente noticia: só precisará baixar uma única vez o programa que receberá atualização automática. Vale lembrar que este programa é gratuito e está disponível para os principais sistemas operacionais. Se você ainda não fez o download continue a leitura deste artigo, pois irei te explicar como é simples e fácil manuseá-lo. Confira!

Programa Imposto de Renda 2020
Programa Imposto de Renda 2021

Baixar Programa Imposto de Renda 2021

Para baixar o programa de recolhimento da declaração do imposto de renda 2021 é só acessar o site da Receita Federal através deste link (https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dirf-declaracao-do-imposto-de-renda-retido-na-fonte/tabelas-pgds/programa-gerador-da-declaracao-dirf-2017) e escolher o programa adequado ao seu sistema operacional, cujas opções são 4:

  • Windows (32 bits);
  • Windows (64 bits);
  • Linux (Bin 32 bits);
  • Linux (Bin 64 bits).

Todavia, se você utiliza algum outro sistema operacional como, por exemplo, Mac ou Solaris é só clicar neste link (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2017/download/outros-sistemas-operacionais) e baixar o programa correspondente ao sistema instalado no seu computador.

Download do programa Imposto de Renda 2020
Download do programa Imposto de Renda 2021

Caso você costuma utilizar algum dispositivo móvel poderá neste mesmo link fazer o download da página da Receita (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2017/download) e escolher o sistema do seu aparelho, ou seja, Android ou iOS.

De forma semelhante, o programa IRPF 2021 desenvolvido para dispositivos móveis também conta com um “rascunho”, que auxilia na hora de fazer o preenchimento das informações, bem como com o “Perguntão” que nada mais é do que um sistema de perguntas e respostas que esclarece suas dúvidas sobre a declaração do imposto de renda.

De todo modo, independente do sistema operacional ou tipo de máquina que você utiliza para fazer o acerto com o leão é recomendável checar antes as instruções de instalação para que o programa seja baixado corretamente.

Como Funciona o Programa IRPF 2021

Uma dúvida bastante comum entre os contribuintes é se nesse ano será necessário, como em outros momentos, instalar o Receitanet para fazer a entrega da declaração do IR. Se essa é também a sua dúvida saiba que a resposta é “não”.

Com a nova versão do programa IRPF 2021, o Receitanet foi incorporado. Outro detalhe importante é que o programa Imposto de Renda 2021 faz a observação dos limites legais referentes às deduções e consequentemente, apura de modo automático o valor do imposto que deverá ser pago ou mesmo restituído. Mas não é só isso. Você encontrará as opções de declaração disponibilizadas no modo completo ou simplificado, cabendo a você a escolha daquela que lhe seja mais interessante. Basicamente, ambos funcionam da seguinte maneira:

  1. Modo completo: se houver a comprovação de todos os rendimentos informados poderão ser aplicadas todas as deduções legais. Desta forma, é importante que se tenha todos os recibos que comprovem os gastos com educação ou despesas médicas;
  2. Modo simplificado: Você poderá ganhar o desconto de aproximadamente 20% sobre a renda tributável, já que poderá substituir todas as deduções legais presente na declaração completa, sendo que o limite para o desconto é de R$16.754,34.

Por outro lado, não posso deixar de comentar o fato que independente do modo que escolha para se fazer a sua declaração, o preenchimento e envio dos seus dados são feitos de forma gratuita e somente através do programa IRPF 2021. Além de servir para enviar a declaração, através do programa da Receita, o contribuinte também poderá enviar a Retificação do Imposto de Renda 2021, e casos em que houve alguma informação errada na declaração enviada.

E por falar justamente sobre o programa imposto de renda 2021, a Receita Federal consegue cruzar as informações por meio do seu sistema informatizado e assim coletar os dados pertinentes aos seguintes tipos de declaração, a saber:

  • Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF);
  • Declaração de Operações com Cartão de Crédito (DECRED);
  • Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB);
  • Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (DIMOF);
  • Declaração de Benefícios Fiscais (DBF);
  • Declaração de Operações Imobiliárias (DOI).

Precisa de ajuda para entender a tabela Imposto de Renda 2021? Verifique as alíquotas e o prazo de entrega da sua declaração IRPF 2021.

APP Imposto de Renda

Através da loja de aplicativos do seu smartphone ou tablet é possível baixar gratuitamente o aplicativo do Imposto de Renda 2021. Mas se você utiliza o Windows Phone não terá como usufruir desta praticidade, uma vez que o aplicativo foi desenvolvido para os aparelhos que utilizam como sistema operacional o Android ou o iOS.

Se você gostou deste artigo e não quer perder mais nenhuma novidade cadastre o seu email para receber a nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *