Imposto de Renda

Informe de Rendimentos INSS 2021

Dentre os milhares de contribuintes que precisam fazer a declaração do imposto de renda parte deles são aposentados e pensionistas. E como possuem sua fonte na Previdência devem realizar o Informe de Rendimentos INSS 2021 por meio do demonstrativo de IR. Para isso, o contribuinte precisa acessar o site da Previdência Social para emitir o documento e assim fazer a sua declaração do imposto de renda, cuja ação deve ser realizada até o dia 28 de abril que é a data limite estipulada pelo Governo Federal. Não se esqueça também de emitir seu extrato INSS 2021, explicaremos melhor ao longo do artigo.

Os contribuintes que são idosos ou mesmo aqueles que possuem alguma doença grave e/ ou deficiência física terão prioridade na restituição do imposto de renda 2021. Mas para que tudo dê certo é importante que os dados sejam corretamente informados pelo contribuinte para que possam gozar do direito devido.

Informe de Rendimentos INSS 2020
Informe de Rendimentos INSS 2021

Se você chegou a este artigo é porque possui dúvidas a respeito do Informe de Rendimentos INSS 2021, e foi pensando nisso que resolvi preparar especialmente este post para te ajudar. Continue comigo pelos próximos parágrafos e leia com bastante atenção.

Extrato INSS para Imposto de Renda

Quem precisa do Extrato do INSS para fazer a declaração do imposto de renda 2021 deve fazer o seguinte: Acesse este link do Dataprev (https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/irpf/irpfInicio.xhtml) e ao abrir a página preencha o formulário com as informações solicitadas (ano base, número do beneficio, data de nascimento, nome e número do CPF do beneficiário).

Observe que nesta primeira tela a lista dos anos que servem de base é de 2007 a 2012. Se você deseja consultar o extrato referente a 2013 ou os anos seguintes deve clicar neste link (https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml).

Esta é a forma mais rápida e fácil de consultar o extrato INSS, mas caso prefira poderá solicitar o mesmo pessoalmente em uma agência do Instituto ou APS (Agência de Previdência Social), como também nos terminais de autoatendimento presentes nas instituições bancárias. Em qualquer uma dessas opções não é necessário utilizar nenhuma senha para obter o extrato.

Como Emitir o Informe de Rendimentos INSS 2021

Embora muitos contribuintes sejam beneficiados do INSS, algo em torno de 32 milhões de brasileiros, a consulta do Informe de Rendimentos INSS 2021 pela internet é o meio mais simples e fácil de ser realizado. Como já foi dito anteriormente, há duas outras possibilidades de se conseguir o documento, ou seja, através do atendimento direto ao APS ou então nos terminais de autoatendimento disponibilizados pelos bancos em suas agências.

Ainda que parte da população tenha certa relutância com a utilização dos serviços eletrônicos, os mesmos foram criados e desenvolvidos com o intuito de oferecer maior comodidade e praticidade aos cidadãos, ao passo que possibilita a diminuição de atendimentos presenciais que acabam gerando grandes filas.

A seguir vou te mostrar como se pode obter o seu Informe de Rendimentos INSS 2021 tanto na agência da autarquia como em casa através da internet. Confira!

Atenção: Veja como fazer o cálculo do Imposto de renda 2021 e verifique em qual alíquota você poderá ser enquadrado.

Como Emitir na Agência

Para os contribuintes que preferem solicitar o Informe de Rendimentos INSS 2021 diretamente na agência da Previdência Social precisam se apresentar pessoalmente munidos dos seus principais documentos de identificação que são o RG e o CPF para que o atendente consiga emitir o documento.

Os próprios funcionários da Previdência orientam e incentivam os cidadãos a realizarem este procedimento simples pela internet, o que faz com que se evite o deslocamento e possível espera no atendimento devido à demanda comum no órgão público.

Da mesma forma que este serviço teve o seu acesso facilmente disponibilizado na internet outros também poderão ser incluídos de modo que o atendimento pessoal seja direcionado somente a resolução de questões mais complexas. Veja a seguir como emitir facilmente o seu extrato por meio da internet.

Como Emitir na Internet

Como havia adiantado neste artigo, você só precisa acessar o site do DATAPREV que poderá agilizar através deste link (https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/irpf/irpfInicio.xhtml). Caso a consulta do período seja a partir de 2013 é só clicar no link disponível na página que é o mesmo que este aqui (https://extratoir.inss.gov.br.).

Como você precisará fornecer alguns dados no formulário apresentado em tela é importante observar que deve seguir as seguintes orientações:

  • Números do beneficio e do CPF: devem ser digitados somente os algarismos;
  • Data de nascimento: Deve ser informado de acordo com o modelo XX/XX/XXXX.

Agora que você já sabe é só emitir o seu extrato. Boa sorte e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *