Imposto de Renda

Declarar Imposto de Renda Atrasado 2021

Todo cidadão que recebe acima de um teto estipulado pela Receita Federal (órgão do governo federal) precisa declarar anualmente o seu imposto de renda.

A Receita Federal estipula prazos razoavelmente longos, dando um bom tempo para o trabalhador se organizar e declarar todo o seu rendimento de maneira tranquila e sem pressa. Entretanto, muitos cidadãos se perdem com a rotina do dia a dia e acabam esquecendo e perdendo o prazo para declarar seu imposto de renda.

Se este for o seu caso, fique atento ao nosso artigo que vamos te passar todas as informações necessárias para você declarar o seu imposto de renda atrasado e ficar em dia com seus deveres como cidadão brasileiro.

Declarar Imposto de Renda Atrasado 2020
Declarar Imposto de Renda Atrasado 2021

Importância de Entregar o Imposto de Renda em Dia

É muito importante que o cidadão fique atento aos prazos estipulados pela Receita Federal. Caso contrário o trabalhador terá grandes transtornos para regularizar a sua situação.

Quando o cidadão atrasa a sua declaração do imposto de renda ele tem que pagar multas e cumprir um outro prazo elaborado pelo mesmo órgão do governo federal. O cidadão precisa pagar a multa dentro do vencimento e ainda declarar o imposto de renda anual.

O cidadão precisa saber que é muito importante entregar a sua declaração em dia. Afinal o valor da multa pelo atraso é de no mínimo R$ 165,74 e pode chegar a um valor máximo de 20% do total da renda na declaração. Horrível não é mesmo?

O pior é que pagar essas multas não livra o cidadão da declaração. Ele deve pagar a multa e fazer a sua declaração anual da mesma maneira. Vale ressaltar também que esses valores sempre são reajustados pela Receita Federal de ano em ano. Então, não perca os prazos e declare o seu imposto de renda na data correta.


Multa por Entregar o Imposto em Atraso

Como dissemos anteriormente, o cidadão vai pagar no mínimo R$ 165,74 de multa. Podendo a chegar a 20% do valor dependendo de quanto será a declaração e os rendimentos.

Caso o cidadão continue sem pagar a multa e sem declarar o seu imposto de renda, os transtornos só aumentam. O CPF do trabalhador acaba ficando bloqueado para realizar várias transações como compra de bens, transferências de dinheiro e até mesmo o controle do governo sobre os cartões de débito e crédito do cidadão.

Além do mais os juros das multas vão só aumentando, e os cálculos podem chegar a 1% de juros ao mês de não declaração.


Como Declarar o Imposto de Renda Atrasado

Não perca mais tempo e declare hoje mesmo o seu imposto de renda atrasado. Para isso o cidadão precisa entrar em contato com a Receita Federal e cumprir todas as regras impostas pelo órgão. Caso contrário os transtornos só aumentam.

Entre agora mesmo no site oficial da Receita Federal, clicando aqui. Organize os seus documentos, os seus rendimentos anuais, bens e patrimônios e faça a sua declaração do imposto de renda.

Você também pode entrar na loja virtual do seu celular e baixar o aplicativo da Receita Federal chamado Receitanet. Por lá o cidadão encontra algumas informações necessárias para se regularizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *